Você já reparou que as proporções dos olhos dos personagens de animes são maiores do que as pessoas da realidade? Temo como exemplo Dragon Ball Z, Sailor Moon, Sakura Card Captors, entre outros.

VEJA ESSE E OUTROS CONTEÚDOS EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE!

Clique aqui!

O que essas obras têm em comum é seu estilo de desenho com olhos enormes e marcantes. Essa característica não é exclusiva apenas desses animes, mas faz parte da maioria das produções do gênero.

Para entendermos o motivo disso, precisamos voltar a 1963, quando Osamu Tezuka conseguiu transformar seu já famoso personagem de mangá, Astro Boy, numa animação para TV.

Ao contrário das animações da época, marcadas pelo que a Disney produzia, Osamu precisava criar um fluxo de produção que permitisse colocar no ar um episódio por semana. Isso era algo impensável naquele momento, afinal animações exigiam o trabalho de centenas de ilustradores.

O desafio, portanto, era produzir uma animação com rapidez, mas sem a facilidade que o digital traria anos mais tarde.

A solução encontrada por Osamu foi alterar a quantidade de frames produzidos: enquanto uma animação tradicional continha 24 frames por segundo, em Astro Boy eram 8.

Nesta técnica, apenas os olhos e bocas dos personagens precisavam de alteração para gerar o movimento necessário. Todas as emoções dos personagens passaram a ser expressas através do olhar.

Foi assim que Astro Boy se tornou a primeira série japonesa de sucesso, definindo o que hoje conhecemos como anime.

Nos animes em geral, olhos são utilizados como recurso narrativo para transmitir a personalidade e variadas emoções de um personagem. Olhos grandes, por exemplo, são capazes de expressar inocência ou surpresa com mais facilidade enquanto olhos menores marcam o traço de vilões e personagens misteriosos.

Expressar emoção através do olhar é uma característica da cultura japonesa. De acordo com um artigo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, em março de 2007, japoneses costumam ler as emoções através dos olhos, enquanto nos Estados Unidos a emoção é lida pelos lábios.

Para japoneses, portanto, os olhos são incapazes de mentir.

Mas será que todos os animes apostam nos olhos grandes?

A resposta é Não, nem todas as produções seguem esta linha artística. As obras do Studio Ghibli, por exemplo, utilizam olhos menores e em proporções mais próximas dos olhos humanos.

Animes como Evangelion, Death Note, Naruto e My Hero Academia também usam estilos diferentes de olhos em suas narrativas.

Não existe uma regra que define que todo anime precisa ter olhos grandes. Este é apenas o estilo mais comum em obras do gênero e, portanto, mais conhecido.

O que vale mesmo é transmitir da melhor forma as emoções de uma história.