Ilustração de Douki-chan inicia Polêmica no Twitter

Yom é um ilustrador que ficou bastante conhecido pelas suas séries Miru Tights e Ganbare Douki-chan, que acabaram recebendo adaptações em anime.

QUE TAL ANTES DE CONTINUAR VENDO A MATÉRIA ASSISTIR AO EPISÓDIO 24 DA TEMPORADA 2 DE MY DRESS-UP DARLING!

                     

Ele desenha muito mulheres e garotas nos mais diferentes tipos de roupa, por exemplo, em Miru Tights ele se concentra em meia calça, já em Douki-chan tem muito aquelas roupas para se usar em escritório.

Enfim, Yom já esteve sob criticas algumas vezes no Japão, em uma ocasião anterior, ele fez uma colaboração em 2020 com a ATSUGI, que é uma empresa que produz meia calça, na época ele fez uma arte para a colaboração só que grupos feministas alegaram que a arte era inaceitável, que foram produzidas do ponto de vista dos homens.

O resultado foi o cancelamento da colaboração na época, essa foi a ilustração que o Yom contribuiu para essa colaboração:

Ilustração de Douki-chan inicia Polêmica no Twitter 1

Vale ressaltar que Yom não era o único ilustrador na colaboração, haviam outros que foram chamados inclusive ilustradoras que tiveram que retirar suas artes.

Anda acontecendo uma briga no Japão referente a artes de animes, quando uma loja ou entidade do governo decide colaborar com anime, chama alguém para ilustrar e exibe em público, grupos feministas acabam por levantar sua voz e pedirem o cancelamento, querendo que “conteúdo otaku seja mostrado apenas para otakus”.

Como por exemplo o caso de Tawawa on Monday, enquanto o mangá estava só no meio otaku nunca deu problema, porém assim que foi exibido pro público em geral no jornal, uma controvérsia se iniciou.

Nova Ilustração de Yom gera Reclamações

No dia 11 de setembro Yom publicou em seu perfil pessoal do Twitter uma nova ilustração da Douki-chan da série Ganbare Douki-chan. Na ilustração está chovendo e ela está com a blusa molhada, onde é possível ver o sutiã dela:

Ilustração de Douki-chan inicia Polêmica no Twitter

O que acontece é que após ele publicar essa ilustração, Yom começou a receber reclamações. O perfil bakanihakaten35 compilou prints com 8 comentários que foram feitos criticando a arte do Yom:

Qual é o ponto das pessoas que estão criticando? Alguns comentários dizem que a ilustração não condiz com a realidade, informando que mesmo que se molhe muito, não seria possível ver o sutiã por debaixo da camisa (porque mulheres usam outra coisa por debaixo) e muito menos a pele da pessoa.

Basicamente a critica (ao menos nos prints acima e em outros que circulam por ai), é em relação ao cenário irreal onde nunca que seria possível ver o sutiã através de uma camisa molhada, que seria uma fantasia de otaku.

Tem gente querendo saber que tipo de material essa camisa foi feita para proporcionar algo assim, outros reclamam de como isso só existe na cabeça de otakus mas o ponto principal da critica é essa.

Alguns dos comentários feitos:

“Quem desenhou isso já viu uma mulher antes? Vestir uma camisa branca, apenas um sutiã azul claro, já dá pra ver através mesmo sem estar molhado, sem camisola ninguém veste”

“A, a pessoa das meia-calça. Otaku-kun não sabe, mas existem poucas mulheres que usam uma camisa branca sem camisola. Tinha que ser né, Atsugi colaborou com uma pessoa que desenha uma mulher irreal é incrível”

“Ah não ser que ela seja molhada com uma quantidade enorme de água, não daria para ver a pele dela. Fora isso, elas usam roupa interior e não sutiã por baixo da camisa, eu queria que ilustradores parassem de desenhar com um sutiã”

Vale ressaltar que a ilustração recebeu muito mais apoios do que criticas, entre os pontos de quem defendeu a ilustração, tem pessoas falando que os outros precisam perceber que isso é só uma ilustração e que não faz parte do mundo real.

A pessoa abaixo lembrou que no mundo dos animes e mangás, o mesmo é feito com personagens masculinos, postando um exemplo de uma ilustração de dois homens molhados onde é possível ver a pele em alguns pontos:

Um outro ponto que alguns otakus fizeram sobre essa briga é a de que agora as reclamações vieram atrás do perfil pessoal do autor, até então uma base da reclamação era de que as ilustrações eram usadas em público, mas agora mesmo a ilustração sendo publicada no perfil pessoal do autor é alvo.

Esses foram alguns comentários em relação a toda essa briga:

“As pessoas podem usar o que elas quiserem”

“O Inimigo da diversidade”

“Eu consegui achar vários ilustradores graças as feministas”

“Quando essas coisas começam, isso significa que eles estão procurando por elas de forma regular”

“Estão numa missão suicida porque não se tem nada mais o que comentar”

“Eu acho que eles estão meio obcecados com esse tipo de coisa”

“Eu já disse para não ficar obsessivo com coisas 2D”



Fonte: VCS