No Japão, a imagem da cosplayer russa Saya Scarlet não caiu muito bem , acusada de apropriação cultural nas redes sociais, após ter publicado uma fotografia dela fazendo cosplay da idol virtual Hatsune Miku em sua conta no Twitter.

Por que Saya Scarlet é acusada de apropriação cultural no Japão?

Hatsune Miku Surpresa

 Para começar, em uma definição rápida, apropriação cultural é a adoção ou uso de elementos culturais por membros de outra cultura e bem sabemos que cosplay é um ato realizado em todo o mundo e não é exclusivo do Japão, portanto não é o gatilho que gerou aborrecimento aos japoneses.

A crítica ficou por conta da maquiagem de Saya, que é no estilo asiático, que despertou o incômodo dos internautas principalmente no TikTokDe acordo com o meio J-cast , "foi criticado por falantes de inglês por "pesca asiática" (um termo usado quando não-asiáticos usam maquiagem e fantasias de estilo asiático) e outras formas de roubo cultural". Eles até fizeram comentários como o seguinte:

"Se você continuar fingindo ser asiático, você deve experimentar a opressão que os asiáticos enfrentam."

cosplayer mostrou em sua conta no Twitter alguns dos comentários que pôde ler no aplicativo de vídeo onde destacou que "muitos japoneses se sentiram ofendidos", e disse que se sentia "farta disso, tremendo. Eu não quero ver isso".

Saya Scarlet Japão

Saya Scarlet , que se tornou popular por sua aparição em um programa de TV na TV Tokyo chamado "Por que você veio ao Japão?", sempre mostrou sua devoção à cultura japonesa, anime e até escreve tweets em japonês para seus mais de 200 mil seguidores.

Ele anunciou recentemente que quer se mudar para o Japão para aprender melhor o idioma e se arrependeu de receber comentários ruins e disse que tentará ignorá-los.

"Me desculpe, eu escrevi tantas coisas dolorosas hoje. Espero que todos estejam bem agora. Ignorarei comentários rudes e farei o que puder."

Por outro lado, Saya também recebeu comentários de pessoas que a encorajaram a seguir seu sonho e que consideraram que ela respeita sua cultura, alguns até escreveram que a esperavam no Japão.





Fonte: Sugoi